Downloads

Materiais de orientação para construção de instalações e fluxo de produção de agroindústrias

Abelhas e derivados

As plantas baixas apresentadas seguem as especificações da IN n° 05/2017 (Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA), para “Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte de Produtos das Abelhas e Derivados” com produção de 40 toneladas por ano. Há outras regulamentações do MAPA para estabelecimentos processadores de produtos de abelhas e derivados com maior produção. Para outras informações, consultar a Portaria n° 06/1985, do MAPA, e o Decreto n° 9.013/2017.

Abelhas nativas sem ferrão

As plantas baixas e a descrição das áreas apresentadas são modelos genéricos para o beneficiamento de para “Estabelecimento Agroindustrial de Pequeno Porte para Produtos das Abelhas Nativas sem Ferrão”.

Açaí: planta baixa e fluxo de produção

Trata-se de um unidade de processamento de Açaí, para obtenção da polpa de Açaí. A capacidade de processamento é de aproximadamente 10 t/mês, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com a capacidade de armazenagem e com a jornada de trabalho mensal da unidade.

Casa de farinha: mandioca/macaxeira

As plantas baixas e a descrição das áreas apresentadas são modelos genéricos para o beneficiamento de “Casas de Farinha”.

Castanhas e cocos

A planta baixa e a descrição das áreas apresentadas são modelos genéricos para o beneficiamento de diferentes castanhas e cocos (castanha do Brasil, castanha de caju, castanha de baru, licuri, pequi, entre outros) a fim de transformá-los em amêndoas torradas, farinha, pasta, doce e óleo, por exemplo.

Cozinha multifuncional

A planta baixa e a descrição das áreas apresentadas são modelos genéricos para Cozinhas Multifuncionais, que podem beneficiar produtos como geleias, doces, compotas, e processamento mínimo de hortaliças ou conservas com legumes e vegetais.

Frutas e hortaliças: planta baixa e fluxo de produção

Trata-se de um unidade mista para processamento mínimo de hortaliças e produção de doces e geleias de frutas. A capacidade de processamento é de aproximadamente 1.500 kg/semana, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com os tipos de produtos, a capacidade de armazenagem e com a jornada de trabalho semanal da unidade.

Panificados: planta baixa e fluxo de produção

Trata-se de um unidade de panificados, com capacidade de produção de aproximadamente 300 kg/semana, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com os tipos de produtos e com a jornada de trabalho semanal da unidade. Possibilidade de produção dos seguintes tipos de produtos: pães diversos, cucas, bolachas, biscoitos, salgados e similares.

Pescados: planta baixa e fluxo de produção

Trata-se de unidade de processamento de pescados, com capacidade de processamento de 4 toneladas por mês, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com a capacidade de armanegem e com a jornada de trabalho semanal da unidade. Possível a produção dos seguintes tipos de produtos: peixe eviscerado, filé, postas e outros.

Polpa de frutas congeladas

As plantas baixas e a descrição das áreas apresentadas são modelos genéricos para o beneficiamento de “Estabelecimento Agroindustrial de Pequeno Porte de Polpa de Fruta Congelada”. Possível a produção dos seguintes tipos de produtos: peixe eviscerado, filé, postas e outros.

Queijaria: planta baixa e fluxo de produção

Trata-se de unidade de produção de queijos, com capacidade de processamento de aproximadamente 200 litros de leite por dia, podendo variar para mais, de acordo com a capacidade de armanegem e com a jornada de trabalho diária da unidade.