Sobre

O projeto

O site agroindustria.org.br é uma iniciativa sem fins econômicos desenvolvida pelo ISPN, com apoio da GIZ, Projeto Bem Diverso e do Fundo Amazônia.
O site apoia a inclusão socioprodutiva de pequenos grupos familiares, artesanais e comunitários, por meio de informações que facilitam o acesso aos mercados formais.

Diversos grupos comunitários em todo o Brasil – incluindo povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares – estão desenvolvendo iniciativas de produção sustentável em seus territórios, as paisagens produtivas.

Frequentemente, pequenas iniciativas encontram dificuldades para regularização dos seus empreendimentos, seja nos aspectos fiscal, ambiental ou sanitário. O site agroindustria.org.br foca no aspecto sanitário.

Sabemos que não é fácil compreender o complexo emaranhado de normas e legislações que envolvem a regularização sanitária dos empreendimentos agroindustriais. Muitas vezes, a falta de informações, a falta de orientação ou o alto grau de exigência impedem que os pequenos grupos acessem os mercados formais, ficando confinados na informalidade.

Para oferecer orientações precisas nesse tema, contamos com a ajuda de pesquisadores/as e técnicos dos órgãos de regulação, que interpretaram e sistematizaram a legislação sanitária de diversas cadeias produtivas, e assim, por meio de algumas perguntas, conseguimos identificar quais são as principais normas a serem seguidas para a regularização do seu estabelecimento e produtos.

Importante

O site agroindustria.org.br não tem vínculo com os sistemas oficiais de inspeção e registro sanitário ou agropecuário

Quem somos

Somos uma organização da sociedade civil sem fins econômicos. Desde 1990 atuamos pelo desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental, por meio do apoio a povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares no desenvolvimento de atividades sustentáveis em paisagens produtivas ecossociais. Atuamos para contribuir com a consolidação do olhar ecossocial pelo desenvolvimento global.

Para conhecer melhor nosso trabalho, visite os nossos outros websites: